VIOLINO
CLÁUDIO CRUZ
PRÊMIO
SHARP
1996
PRÊMIO CARLOS
GOMES
2002 e 2006
RESUMO
Iniciou sua trajetória musical estudando com seus pais, o luthier João Pereira Cruz, artisticamente conhecido como Joannes Crucis Finnanzza e Janette Sanchez Cruz aos 8 anos, tendo como primeiro instrumento de estudo: o piano.
Além disso, frequentou na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) de 1983 a 1985 o curso de instrumentista, especialidade, violino. Posteriormente, teve aulas de música de câmara na Escola Municipal de Música de São Paulo com Walter Bianchi.
Com 18 anos, retornou a São Paulo, após vencer alguns concursos, entre eles o Concurso Jovens Solistas da Osesp e Concurso Eldorado de Música, ingressou na OSESP. Nesta época foi o spalla da Orquestra de Câmara “Crescendo” e posteriormente “Da Capo”.
Atuou também, como professor de violino na Escola Municipal de Música de São Paulo, na Fundação Três Rios, na Faculdade Santa Marcelina. Adicionado a isso, ministrou aulas de violino e de música de câmara na Associação Filarmônica Jovem de São Paulo, na Academia de Música da OSESP, na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) e atualmente na Academia Inspirart.
DISCOGRAFIA
DISCOS PREMIADOS
GRAMMY LATINO
2001
MELHOR
CD
ERUDITO
2018
MELHOR CD
DO ANO
2015
MELHOR
ÁLBUM DE
2021
Ganhou Prêmio Bravo em 2018, melhor CD Erudito!
Ganhou o Prêmio de melhor Álbum de 2021 pela
Revista Concerto!
Semana de Arte Moderna de 1922
Gravou mais de 50 discos, recebeu diversos prêmios e foi indicado a muitos outros. Recebeu classificação 5 estrelas da Revista Diapason (França) em 2001, “Melhor CD do ano” da Iberian and Latin Music Society of London, estes pela gravação do CD Violin Music in Brasil, gravado com o pianista Nahim Marun em Genova (Itália) pelo selo Dynamic, o Grammy Latino em 2002, 2004 e indicação ao Grammy Internacional em 2012, Premio Bravo ”Melhor álbum Clássico” em 2011 pelo CD com os Prelúdios de Flausino Vale e em 2018 pelo CD de compositores brasileiros com o Quarteto Carlos Gomes, também recebeu diversos Prêmios da Revista Concerto de 2012 a 2022 e lançou recentemente um álbum com Gabriel Marin de apenas músicas brasileiras.
Indicado ao International Grammy Awards 2013
Ganhou o Grammy Latino em 2001
Ganhou o Prêmio Concerto de melhor CD do ano em 2015
REPERTÓRIO
Possui um enorme repertório como violinista. Gravou três CDs com a Orquestra de Câmara Villa-Lobos, sendo um deles inteiramente consagrado a obras de Edino Krieger, com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto gravou um CD de Sinfonias (Quinta Sinfonia de Beethoven e Sinfonia Quarenta de Mozart), um CD de Aberturas de Óperas e um CD de Antônio Carlos Jobim (arranjos feitos por Mario Adnet especialmente para esta orquestra), com a Orquestra Jovem do Estado de SP gravou um primeiro CD em 2015 com obras de Villa-lobos, Guerra-Peixe e Shostakovich, em 2016 com obras de Berlioz e Tchaikovsky, em 2017 obras de Bartok, Kodaly, Flo Meneses, em 2018 a Quinta Sinfonia de Mahler. A Ojesp recebeu recentemente o premio de melhor concerto do ano pelo Guia Folh. Gravou um CD na Inglaterra tocando o Duo de Kodaly com Antônio Meneses. Em 2017 gravou um novo CD com a Royal Northern Sinfonia em New Castle (Inglaterra).
APRENDA
Cláudio atou como professor de violino na Escola Municipal de Música de São Paulo, na Fundação Três Rios, na Faculdade Santa Marcelina. Também ministrou aulas de violino e de música de câmara na Associação Filarmônica Jovem de São Paulo, na Academia de Música da OSESP e na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) e atualmente é professor de violino na Academia Inspirart.
Decidiu produzir um ebook com a sua enorme bagagem de conhecimento para ensinar aqueles que gostaria de de aprender desde o básico até o mais avançado, aprimorando as técnicas de violino. Trata-se de uma série de exercícios que foram sendo desenvolvidos após ter contato com os seus professores, além de diversas masters classes que participou nos seus tempos de estudante.